WRJ Engenharia em Segurança do Trabalho
Em um ambiente de trabalho podem estar ocultos inúmeros riscos que, potencialmente, podem causar danos à saúde dos trabalhadores expostos.
A exposição a estes riscos, além dos danos à saúde, pode trazer consequências negativas para uma empresa sob diversos aspectos:
- Econômicos: pagamento de indenizações em ações trabalhistas; multas por infração à legislação trabalhista e ambiental.
- Imagem da empresa: com o mercado globalizado, empresas que não investem na preservação da saúde e segurança dos seus trabalhadores, acabam trazendo imagem negativa junto aos seus clientes e consumidores finais.
Além destes fatores, tem se tornado prática comum nas ações de fiscalização trabalhista a tomada de ações em conjunto com outros órgãos, não se restringindo a ação fiscalizadora somente à segurança e saúde no ambiente de trabalho. Ministério Público Estadual, Ministério da Fazenda, Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Agência Ambiental são instituições também acionadas em decorrência destas ações fiscalizadoras.
Assim, a gestão adequada dos riscos ambientais tornou-se questão estratégica para o desenvolvimento sustentável e manutenção da competitividade das empresas.
O nível de investimento em gestão de riscos impacta direta e indiretamente o desempenho de uma empresa. Empresas com gestão de riscos elevada conseguem gerar mais lucros.
Portanto, gastos relacionados com Saúde, Segurança e Meio Ambiente, deixaram de ser simplesmente despesas, tornando-se investimento.
Neste aspecto, nossa empresa atua auxiliando nossos clientes nas fases de antecipação, reconhecimento e avaliação qualitativa / quantitativa de agentes de risco ambiental, subsidiando tecnicamente o dimensionamento adequado de medidas de controle, promovendo assim a manutenção de ambientes de trabalho seguros, saudáveis e ambientalmente adequados.
As avaliações são realizadas observando-se as metodologias e técnicas desenvolvidas por instituições e órgãos de reconhecimento nacional e internacional, tais como:
- FUNDACENTRO: Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Saúde do Trabalho;
- MTE: Ministério do Trabalho e Emprego;
- CETESB: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo;
- ANVISA: Agência Nacional de Vigilância Sanitária;
- ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas;
- EPA: Environmental Protection Agency:
- ACGIH: American Conference of Governmental Industrial Hygienists;
- NIOSH:National Institute for Occupational Safety and Health;
- OSHA: Occupational Safety and Health Administration;
- AIHA: American Industrial Hygiene Association;
- ILO: International Labour Organization;
- HSE: Health and Safety Executive;
- ISO: International Organization for Standardization;
- BS: British Standards.




DESENVOLVENDO SOLUÇÕES EM GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS